Respiração Alta

Respiração Alta

A respiração clavicular é o estágio final da expansão total da caixa torácica. Ocorre após a inalação torácica ter sido completada. 

A fim de absorver um pouco mais de ar para os pulmões, as costelas superiores e a clavícula são puxadas para cima pelos músculos do pescoço, garganta e esterno. Isto exige expansão máxima na inalação e apenas os lobos superiores dos pulmões são ventilados. 


Na vida diária, a respiração clavicular é usada apenas em condições de extremo esforço físico ou quando as vias aéreas estão obstruídas.

Como posso praticar essa etapa da respiração?


Deite-se em shavasana ou sente-se confortavelmente mantendo a coluna ereta. Relaxe todo o corpo e faça a respiração torácica por alguns minutos.

  • Inspire, expandindo totalmente a caixa torácica;
  • Quando as costelas estiverem totalmente expandidas, inspire um pouco mais até que a expansão seja sentida na parte superior dos pulmões ao redor da base do pescoço;
  • Os ombros e o osso do colarinho também devem se mover ligeiramente para cima. Isso exigirá algum esforço;
  • Expire lentamente, primeiro liberando a parte inferior do pescoço e a parte superior do peito e, em seguida, relaxe o resto da caixa torácica de volta a posição de início;
  • Continue por mais algumas respirações, observando o efeito deste tipo de respiração.

A respiração iogue combina as três técnicas anteriores: a respiração abdominal, a respiração média e a respiração alta. Esta combinação é usada para maximizar a inspiração e a expiração. O objetivo é o controle da respiração, corrigir hábitos respiratórios inadequados e aumentar a ingestão de oxigênio. Pode ser praticado a qualquer momento e é especialmente útil em situações de alto estresse ou raiva, pois acalma. 


Que todos os seres encontrem a paz,
Namastê

Referência:
"Asana Pranayama Mudra Bandha", Swami Satyananda Saraswati. Satyananda Yoga Center, 4ed, Brasil/2008.


Comentários

Postagens mais visitadas