Curvaturas da Coluna Vertebral

          

Muitos alunos me perguntam se ter uma postura saudável é ter uma coluna reta. Esse questionamento surge, principalmente, quando nos observamos na postura de relaxamento (Shavasana) e percebemos que nossa coluna não toca o chão completamente.


Para responder essa dúvida 
Vamos relembrar um pouco de biologia?


A teoria da evolução das espécies, segundo Darwin, explica que as espécies atuais descendem de outras espécies que sofreram modificações ao longo do tempo e transmitiram novas características aos seus descendentes. 



Com essa informação em mente, segue a historinha...


            "Os peixes são os ancestrais de todos os animais dotados de coluna vertebral.  Tanto os peixes quanto os anfíbios possuem uma coluna reta e o movimento realizado por ela é lateral para facilitar a natação.  Ao longo da evolução dos seres aquáticos para terrestres, as criaturas mais bem sucedidas eram as que apresentassem uma coluna arqueada, em resposta a ação da gravidade,  direcionando a pressão para as extremidades apoiadas (para as 4 patas). Então, a primeira curvatura antero-posterior, chamada curvatura torácica, emerge junto com o aparecimento dos primeiros seres terrestres. Em termos de evolução, a curvatura do pescoço (cervical) foi a segunda a se desenvolver, devido ao desenvolvimento de pescoços com grande mobilidade que facilitavam a observação do ambiente. Essa orientação da região cervical sinalizou o primeiro desenvolvimento de uma curvatura lordótica  da coluna vertebral. Quando as criaturas começaram a usar os membros anteriores (as patas da frente) para interagir com o meio ambiente, a capacidade de suportar o peso do corpo pelos membros inferiores (patas traseiras) se tornou mais necessária, sinalizando a origem da segunda curvatura lordótica ou lombar. A lombar é exclusivamente humana e nos garante a sustentação e o equilíbrio do nosso peso sobre os membros inferiores."  


Portanto, a coluna vertebral humana não é reta. 

A coluna possui dois pares de curvaturas, as curvaturas primárias (torácica e sacral) e as curvaturas secundárias (cervical e lombar). 


A primeira curvatura da coluna vertebral que o ser humano apresenta no período pré natal é a torácica. A medida que a cabeça se ajusta à curva fechada do canal de parto, o pescoço experimenta a curvatura cervical. Essa curvatura continua se desenvolvendo até os 9 meses de idade ou no momento em que aprende-se a sentar ereto. Ao começar a andar, a parte lombar da coluna vertebral se retifica e permanece em desenvolvimento até os 10 anos de idade quando assume completamente a sua forma adulta.  

Essas curvaturas permitem que nossa coluna seja flexível, resistente e que mantenha a tensão e a estabilidade adequadas para as articulações intervertebrais.     

                 

E como fica nossa coluna na Shavasana?                                            
   Observando a imagem ao lado, as partes pintadas em azul representam as áreas que estão em contato com o chão na Shavasana.
 Quando estamos na postura de relaxamento Shavasana, as partes que tocam no chão são as curvaturas primárias da coluna: a parte posterior da cabeça, superior do dorso, sacro, região posterior das coxas, das panturrilhas e os calcanhares
   As regiões cervical e lombar da coluna, a parte posterior dos joelhos e o espaço posterior dos tendões calcâneos não tocam o solo nessa posição.


Agora que conhecemos um pouquinho mais sobre a nossa coluna vertebral podemos relaxar tranquilos e conscientes na Shavasana! 😉




Que todos os seres possam ter paz
Namastê!
🕉
Referência:
KAMINOFF, Leslie; Anatomia da yoga, 2013

Comentários

Postagens mais visitadas