Respiração Abdominal

Respiração Abdominal


A respiração abdominal ou diafragmática é praticada aumentando a ação do diafragma e minimizando a ação da caixa torácica. O diafragma é um músculo que separa os pulmões da cavidade abdominal e, quando funcionando corretamente, promove o tipo mais eficiente de respiração. É o efeito do diafragma, e não o próprio diafragma que é experimentado quando sentimos o abdômen subir e descer. A sensibilidade ao próprio músculo, no entanto, virá com prática.

Durante a inalação, o diafragma se move para baixo, empurrando o conteúdo abdominal para baixo e para fora (expandindo o abdômen). Durante a expiração, o diafragma se move para cima e o conteúdo abdominal se move para dentro (contraindo o abdômen).

O movimento do diafragma significa que os lobos inferiores dos pulmões estão sendo utilizados. O uso adequado do diafragma causa igual expansão dos alvéolos, melhora a drenagem do sistema linfático das partes basais dos pulmões, massageia o fígado, o estômago, os intestinos e outros órgãos que se encontram imediatamente abaixo dos pulmões, exerce um efeito positivo nas funções cardíacas, melhora a oxigenação do sangue e a circulação.

A respiração abdominal é a maneira mais natural e eficiente de respirar. 


Devido à tensão, má postura, roupas restritivas e falta de treinamento, no entanto, muitas vezes é esquecido. Uma vez que esta técnica torna-se novamente parte da vida diária, e a correta a respiração for restaurada, haverá uma grande melhora no estado de bem-estar físico e mental.

Como posso praticar essa respiração?


Relaxe todo o corpo. Observe a respiração espontânea sem controlá-la. Que seja absolutamente natural. Continue observando a respiração natural por algum tempo.
  • Coloque a mão direita no abdômen logo acima do umbigo e a mão esquerda no centro do peito;
  • A mão direita se moverá para fora com a inspiração e para dentro com a expiração. A mão esquerda não deve se mover com a respiração;
  • Sinta o abdômen se expandindo e se contraindo;
  • Continue respirando lenta e profundamente.
Preste atenção para:
  • Não deve haver tensão no abdômen. 
  • Não tente forçar o movimento de forma alguma. 
  • Tente não expandir o peito ou mover os ombros.

Que todos os seres encontrem a paz,
Namastê

Referência:
"Asana Pranayama Mudra Bandha", Swami Satyananda Saraswati. Satyananda Yoga Center, 4ed, Brasil/2008.

Comentários

Postagens mais visitadas