Aparigraha, não acumular अपरिग्रह

Breve Introdução:

No texto "Os alicerces do yoga" foram abordados os oito membros do yoga, segundo os Yogasutras de Patanjali: Yama; Nyama; Asana; Pranayama; Pratyahara; Dharana; Dhyana e Samadhi. 

Para relembrar, os Yamas são cinco:
Ahiṃsā, não violência; Satya, verdade; Asteya, não roubar; Brahmacharya, controle da energia sexual; e, Aparigraha - desapego.

Segundo Patanjali, a observância de Ahimsa torna o Sadhaka (monge) imune ao sentimento de inimizade de todos os seres. Satya o leva a obter os resultados desejados de qualquer ação sem muito esforço. Asteya leva à disponibilidade de riqueza ao iogue, o que for necessário para o benefício das pessoas carentes.  Brahmacharya leva ao acúmulo de Veerya (energia vital) e, como resultado, Ojas (energia espiritual que é armazenada no cérebro). Ojas é a verdadeira força por trás da conquista do Brahman. O Aparigraha leva ao conhecimento dos nascimentos passados ​​e futuros do iogue e acentua seu desejo de se livrar dos ciclos de nascimentos e morte [4]. 


V Yama 
Aparigraha - अपरिग्रह


Parigraha
significa acumular ou coletar portanto, estar livre de acumular é Aparigraha [4]. Inclui as idéias de  não ser ganancioso, não ser egoísta e não consumir por consumir [3]. É o controle das tendências possessivas [5], a  liberdade da necessidade de acumular ou coletar e a não identificação de si com aquilo que possui [2]

Aqui, como nos outros fundamentos, a verdadeira virtude ou observância é principalmente interna. Este yama não é sobre a aquisição de bens. Vivemos em mundo materialista, comercial e durante a vida o uso de uma variedade de itens se faz necessário [1;3] mas pode-se fazê-lo objetivamente. Estar possuído por posses é realmente uma grande miséria; e a crença de que a felicidade vem de coisas externas é verdadeiramente uma grande loucura [3]. Todas as coisas, os bens materiais, os frutos da terra, os frutos do trabalho intelectual para a criação e fabricação de objetos e materiais  estão aqui para  diversão, prazer, para serem desfrutados e para facilitar a vida humana. Desde que a consciência não se centre em torno da aquisição, não há nada errado nisso [1]. Pela observância de Aparigraha, o iogue torna sua vida tão simples quanto possível e treina sua mente para não sentir a perda ou a falta de nada. Então, tudo o que ele realmente precisa virá a ele por si mesmo no momento adequado [4]

A melhor definição de Aparigraha, na opinião de quem escreve esse texto, é desapego. O texto abaixo foi extraído do livro do Swami Satyananda Yoga Vidya e aborda o desapego.

APARIGRAHA (DESAPEGO) -
[Texto extraído do livro de Swami Satyananda Yoga Vidya, "Sabedoria e princípios do yoga", p.80. 2005.] 

"Hoje em dia, as pessoas são dirigidas pelo insano desejo de acumular posses sem se aperceberem disto. Junto com as posses, as pessoas estão acumulando também tensões interiores desnecessárias e desordens mentais. O desejo de possuir coisas (e pessoas), a inquietude e o descontentamento com o que temos e somos, são a antítese da ideia de um estilo de vida simples advogado pelo Yoga e, também, conduzem ao medo e à ansiedade diante da possibilidade de perder as posses que acumulamos tão arduamente. Além disso, ganância e acumulação de riquezas implica em privação para um outro e abuso do meio ambiente. Ainda mais importante é que o egoísmo, a ganância e o uso errado das riquezas poluemconstringem e endurecem nossos corações, distorcendo nossa percepção de mundo e conduzindo a toda sorte de doenças sérias, como hipertensão, problemas do coração. Nosso egoísmo nos impede de experimentar a interconexão universal

Quando entendemos que nós não possuímos uma existência separada, começamos a desenvolver humildade e compaixão

Possessividade, junto com Raga - apego, e Dwesha - repugnância, nos liga ao mundo externo e nos conduz a explorar os recursos da terra de forma abusiva

Porém, somente nos tornamos verdadeiramente livres do nosso estado limitado de apego e dependência, é que percebemos que a natureza do Eu superior nada tem a ver com o mundo externo, que é a causa de nossa escravidão

Quanto menos possuirmos no plano material, mais livres e felizes seremos internamente, e encontraremos verdadeira paz e riqueza genuína na forma das mais altas posses de amorcompreensãoaceitaçãocompaixão e boa saúde, riquezas que poderão ser adquiridas pelo processo de Yoga."

Deixo algumas perguntas para aprimoramento pessoal:
Eu tenho autocontrole sobre o que eu consumo?
Eu tenho autocontrole sobre o que eu possuo?
Quais as minhas reais necessidades?
Qual a minha responsabilidade direta/indireta sobre os itens que eu consumo?
De que maneira meus hábitos de consumo impactam a sociedade, o meio ambiente e a vida como um todo?
Eu tenho conhecimento do trabalho por trás dos itens que eu consumo?

Que todos os seres possam alcançar Aparigraha,
Namastê
अपरिग्रह

Referências do texto:
[1] A Chakra and Kundalini Workbook, Swami Anadakapila Saraswati
[2] Inner Secrets of Raja Yoga - Yoga of Gita, Swami Yogeshwarananda
[3] Om Yoga - It´s Theory and Practice, Swami Nirmalananda Giri
[4] Light on Yoga, BKS Iyengar
[5] Understanding the Yoga Darshans, Yagacharya Ananda Balayogi Bhavanini
[6] Sabedoria e princípios do yoga, Swami Satyananda Yoga Vidya
[7] Yogic Approach to Welness, Ananda Balayogi Bhavanani






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