Sadhaka Tattva
Sadhaka Tattva ou Sadhanas da Yoga
De acordo com o Hatha Yoga Pradipika, o iogue aspirante precisa observar seis princípios para alcançar o sucesso na prática de yoga. Esses princípios podem ser chamados de Sadhaka Tattva ou Bhavas.
Sadhaka é uma palavra em sânscrito que deriva do termo sadh, que pode ser entendido como "chegar direto ao objetivo". Tattva significa princípios primordiais. Então, pode-se entender sadhaka tattva como os princípios primordiais que te guiam direto a um objetivo. Também pode ter o significado daquele que realiza sadhanas. Sadhana significa "meios de realização; esforço próprio; disciplina; caminho". O efeito do sadhana é a construção de força de vontade, fé e confiança em si mesmo e em Deus, ou Deuses.
Os 6 princípios primordiais da prática de yoga, segundo o Hatha Yoga Pradipika, são:
Utsaha, Sahasa, Dhairya, Tattvajnana, Nischaya e Janasanga parityaga
Pela própria definição do Hatha Yoga Pradipika, Utsaha é "empregar-se com energia e entusiasmo, firmemente, à pratica de yoga".
Esse é um daqueles ensinamentos que a yoga nos dá e que facilmente conseguimos aplicar no nosso dia-a-dia obtendo resultados muito positivos para a nossa vida.
Qualquer função que escolhemos desempenhar na nossa vida exige, em menor ou maior grau, algum esforço e dedicação. Mas esse esforço não precisa ter uma conotação ou um sentimento negativo. Te convido a refletir comigo:
Se estamos dedicando a nossa energia e o nosso tempo, em qualquer atividade, por que não fazê-lo com entusiasmo, com interesse, com boa vontade?
Dedique-se com boa vontade ao seu trabalho, aos estudos, aos seus hobbies, à sua família, amigos, bichinhos de estimação e tudo aquilo que você escolheu fazer na sua vida. Coloque um sorriso no rosto e valorize as suas escolhas, é o seu tempo, é a sua vida!
O segundo princípio é sahasa - coragem
De acordo com a definição do Hatha Yoga Pradipika, "É essa coragem que faz com que o praticante se entregue, sem pensar, à prática de yoga."
O que me lembra que a entrega também é um #niyama: Iswarapranidhana
"A entrega é aquilo que você precisa para praticar todos os ensinamentos, para mergulhar dentro de si e se permitir olhar ao redor com mais amorosidade, livre de preconceitos, de julgamentos, de raiva, mágoa, desejos."
Para se entregar é necessário coragem, bravura, audácia.
Escolher o autoconhecimento e a autorrealização não será um caminho fácil sempre. Ao longo da caminhada nos deparamos com nossos medos, inseguranças, crenças limitantes, sentimentos de raiva, de culpa entre outros aspectos não tão luminosos do nosso Ser. Teremos que encontrar coragem dentro de nós para acolhermos, com amorosidade e sem julgamentos, cada uma dessas características. E, para lidarmos melhor com tudo que possa surgir e para que a gente saiba o que fazer e como agir, não podemos duvidar nem da técnica, nem de nós mesmos - por isso a importância da entrega.
O terceiro aspecto é Dhairya e significa perseverança.
Qualquer coisa que a gente inicie vai necessitar de um pouco mais de dedicação e paciência [ksama] até que a atividade se torne natural, ou que se encaixe perfeitamente na nossa rotina.
Pode ser desafiador, desconfortável, incorporar um estudo, um movimento, uma atividade, mudar um hábito, meditar, ou até mesmo assumir uma nova função no trabalho. O segredo é manter o foco no objetivo, com paciência e constância.
É isso que esse bhava nos ensina, não apenas para a prática de yoga, mas para a vida.
A constância aqui é a chave para o sucesso. É manter uma regularidade, evitar a autossabotagem, as faltas, as desculpas. Quando incorporamos o entusiasmo, utsaha, encontramos mais motivação e alegria nas nossas atividades e, com esse sentimento, desenvolver dhairya se torna mais fácil.
Mantendo uma postura entusiasmada, dedicada e paciente certamente você perceverá, em qualquer atividade que você escolha.
Discernimento é a capacidade de compreender situações, de separar o certo do errado. A capacidade de avaliar as coisas com bom senso e clareza.
Segundo Hatha Yoga Pradipika, "É saber distinguir entre aquilo que é real e aquilo que é ilusório."
Neste mundo de notícias falsas e enganação, ter discernimento é fundamental. Como diz aquele velho ditado, nem tudo que reluz é ouro; da mesma forma que nem toda notícia é verdadeira, nem toda erva cura o câncer, bilhete premiado não existe e muito cuidado com remédios que farão você perder peso sem esforço!
Vamos praticar o discernimento, algumas dicas:
- Leia com atenção, se precisar mais de uma vez, a informação que lhe foi apresentada;
- Reflita sobre a informação por alguns minutos antes de clicá-la, aceitá-la como verdade ou compartilhá-la;
- Questione-se: Algo naquela informação te causou estranhamento?
- Questione-se: Parece estar exagerada ou repete muitas vezes as mesmas informações? Apresenta uma solução muito fácil ou muito rápida? Faz muitas promessas?
- Questione-se: Diverge de algum conhecimento que você teve previamente na escola, na faculdade, na pós graduação? Diverge de um conhecimento comum e amplamente aceito, como por exemplo a Terra ser redonda?
- Pesquise: Seja curioso e vá atrás daquelas informações em outros sites, fontes, livros. O Google está aí pra isso, use!
- Leia autores diferentes, converse com pessoas diferentes de você. Saiba ouvir, questione, mas mantenha o respeito e a educação, ninguém precisa estar certo o tempo todo, estamos aqui para aprender e errar e mudar de opinião faz parte do aprendizado e do amadurecimento.
- Não compartilhe ou divulgue aquilo que você duvida ou que você não tenha certeza.
O quinto aspecto é Niscaya, fé
Coragem e fé andam lado a lado e estão muito relacionados com o niyama da entrega, Ishwarapranidhana.
Trata da sua capacidade de acreditar naquilo que você se propôs a fazer, de ter fé. Perceba que essa fé não é, necessariamente, em um Deus, ela é - principalmente - em você e na sua capacidade, na sua abertura, na sua segurança.
Sem abertura, segurança, sem acreditar você não vai nem tentar .
Desenvolva a capacidade de acreditar em si mesmo e de confiar nas suas escolhas. E entregue-se à elas sabendo que elas vão te levar ao seu objetivo.
Este é o último aspecto, Janasangaparityaga
Esse bhava pode ser entendido como estar em boas companhias ou então desenvolver disposição para estar confortavelmente sozinho.
Segundo ensinamentos de Shiva, "(...) aquele que é um iogue não se associa com tolos, pecadores e homens de má fé, mas cultiva a companhia dos verdadeiros, dos bons e dos sábios."
Reflita sobre as pessoas que você escolhe ao seu redor, nem todas as amizades são verdadeiras e nem todas as pessoas nos querem bem. Se você sabe que a pessoa age de uma maneira diferente quando você não está por perto, se ela tende a falar mal sobre você, ou expõe sua intimidade e seus segredos a terceiros, ou faz brincadeiras vexaminosas e que te deixam sem graça, repense essa amizade. Lembre-se de um ditado antigo, "antes só do que mal acompanhado".
Que todos os seres possam encontrar a paz,
Namastê
ॐ
Referências:
Hatha Yoga Pradipika
Hinduism Lexicon Dictionary
Shri Shiva Rahasya, The Secret Teaching of Shiva, 2004.
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