O que é Hatha Yoga

O que é Hatha Yoga?

    Os antigos iogues obtiveram seu notável conhecimento do corpo humano em grande parte através de um processo de introspecção. Ao praticar Raja Yoga eles se tornaram conscientes do que sentiam internamente, como os principais vasos sanguíneos, nervos e órgãos. Os Hatha Yogis aceitam que todo crescimento mais elevado vem de dentro e concordam que não há Raja Yoga sem Hatha Yoga, porque descobriram que o corpo precisa de alguma preparação.    

    O Hatha Yoga marca o yoga pós clássico e compreende o período entre os séculos VII e XVII. Nesse período se deu o surgimento de uma cultura do Yoga baseada no corpo, influenciada pelo tantrismo. Na visão do tantrismo, a natureza é divina e dentro desta, tanto o corpo, quanto a sexualidade são veículos para a transcendência e a realização da natureza divinal no homem. É, em parte, baseada nessa idealização tântrica que se desenvolve a prática e a visão do Hatha Yoga. Nessa época os primeiros tratados que representam o hatha yoga tiveram origem e, como destaque, tem-se a Gherandha Samhita e a Hatha Yoga Pradipika.
    
    O Hatha yoga usa o corpo como instrumento para a auto realização. É uma prática psicofísica, que vê o corpo e mente de forma integrada. A mente interfere no corpo e da mesma forma, o corpo interfere na mente. Então, trabalhando o corpo, através de posturas e da respiração, vamos influenciando nossos estados mentais e emocionais.

    Bom, se você está achando estranha essa abordagem integrada de mente-corpo, conto pra você que ela não é nenhum esoterismo e nenhuma novidade aqui no ocidente. Na teoria proposta por Reich, discípulo de Freud, é analisada a importância do corpo como extensão da psique. As impressões, traumas, fobias não ficam apenas gravadas no inconsciente, mas impressas no corpo e criam o que Reich chamou de couraças, e na yoga chamamos de Samskaras.  Samskaras são as impressões do objeto em que se pensa que são deixadas na mente. Quando o ato é repetido com muita frequência, os Samskaras ganham força pela repetição, e o hábito é formado na mente. Quando esse hábito é muito forte ele é manifestado no corpo físico. Essa teoria trouxe valor ao corpo enquanto meio terapêutico. Corpo, mente e espírito passam a ser inseparáveis. A partir da teoria de Reich,  a noção de doenças psicossomáticas foi reformulada. Trata-se o indivíduo através da totalidade e a visão do corpo passa a ser como um mapa, onde pode-se ver marcada a história pessoal de cada um e através do qual pode-se ter acesso à esfera mental, emocional e espiritual. O corpo torna-se símbolo de outros aspectos da pessoa.

    Voltando ao hatha yoga, a saúde física e mental são indispensáveis para uma vida feliz e bem-sucedida. Saúde é uma condição em que o indivíduo está em equilíbrio, em que todas as suas faculdades estão operando plenamente. O sistema mente-corpo possui o poder inato de recuperar a saúde e o método iogue de tratar doenças, visa estimulá-lo. O método do hatha yoga capacita o conjunto mente-corpo através da execução de asanas, ou posturas, específicas. Os asanas não são exercícios e sim técnicas que colocam o corpo físico em posições onde são estimulados  o cultivo da consciênciao relaxamento, a concentração e a meditação. Parte deste processo é o desenvolvimento de uma boa saúde física por meio de alongamento e da massagem dos órgãos internos. A prática regular dos asanas mantém o corpo físico em ótimas condições e promove a saúde mesmo em um corpo debilitado.

    Os hatha iogues  consideram o corpo como um reflexo do cosmo, como sagrado, sendo um instrumento para realizar a emancipação espiritual. As sílabas "Ha" e "Tha" significam, respectivamente, sol e lua, masculino e feminino, direita e esquerda e simbolizam as duas correntes (ida, que flui pela narina esquerda e  pingala, que flui pela narina direita, correspondendo ao gânglio do nervo simpático, em ambos os lados da coluna; e, Sushumna que representa o canal principal em uma posição correspondente a coluna vertebral) de energia vital (Prana). Ida carrega energia feminina, lunar e refrescante, enquanto seu parceiro, Pingala, conduz energia solar quente. As técnicas do Hatha Yoga são projetadas para capacitar o indivíduo a conseguir o controle pleno sobre o sistema nervoso autônomo e equilibrar as dualidades.  Os asanas, abrem os canais e centros de energia e a energia potencial que está adormecida  é liberada e experimentada como aumento da confiança em todas áreas da vida..     

    O hatha yoga nos torna mais conscientes de nossa sabedoria natural, fortalece a capacidade do corpo de se recuperar de doenças ou lesões; ensina-nos a cooperar com os outros. Uma prática sistemática realizada a partir do complexo  mente e  corpo para que o indivíduo possa manter uma relação de harmonia consigo mesmo, com a sociedade e com a natureza.

  “Porque o corpo representa o cosmos e todos os deuses, 
porque a libertação não se pode conseguir senão a partir do corpo, 
é importante ter um corpo sadio e forte”.

Que todos os seres possam experimentar a paz,
Namastê



Comentários

Postagens mais visitadas