Shaucha - limpeza, pureza
Breve Introdução:
No texto "Os alicerces do yoga" foram abordados os oito membros do yoga, segundo os Yogasutras de Patanjali: Yama (autocontrole); Nyama (regras estabelecidas); Asana (posturas); Pranayama (controle da respiração); Pratyahara (dissociação da consciência dos estímulos exteriores); Dharana (concentração); Dhyana (meditação) e Samadhi (identificação com a consciência pura).
Para relembrar, os Niyamas são cinco observâncias que todo o iogue deve buscar:
Shausha, pureza; Santosha, satisfação; Tapas, austeridade; Ishwara-pranidhana, entrega; e, Swadhyaya - auto-estudo.
Esse texto aborda o primeiro niyama,
Saucha - limpeza ou pureza शौच.
Shaucha (sausha, saucha, sauca) significa pureza ou limpeza. Tanto a mente quanto o corpo devem ser purificados para alcançar clareza e desobstruir a consciência.
A limpeza física é importante, já que o corpo é o veículo para a expressão da consciência [1]. A manutenção da limpeza do templo do corpo, através de hábitos de higiene (tomar banho regularmente, escovar os dentes, cortar as unhas, usar roupas limpas) e também fisiológico eliminando as toxinas, previne doenças [2]. Com a purificação comum do corpo físico, tornamo-nos mais sensíveis e começamos a ver as coisas à sua verdadeira luz [2]. A prática de asanas tonifica todo o corpo e remove a toxinas e impurezas causadas pelo excesso de indulgência. Pranayama limpa e areja os pulmões, oxigena o sangue e purifica os nervos [3]. As práticas do Hatha Yoga - as limpezas e a massagem dos órgãos internos promovidos pelas posturas, dieta e jejum - mantêm a saúde de todo o corpo [1].
A limpeza física é importante, já que o corpo é o veículo para a expressão da consciência [1]. A manutenção da limpeza do templo do corpo, através de hábitos de higiene (tomar banho regularmente, escovar os dentes, cortar as unhas, usar roupas limpas) e também fisiológico eliminando as toxinas, previne doenças [2]. Com a purificação comum do corpo físico, tornamo-nos mais sensíveis e começamos a ver as coisas à sua verdadeira luz [2]. A prática de asanas tonifica todo o corpo e remove a toxinas e impurezas causadas pelo excesso de indulgência. Pranayama limpa e areja os pulmões, oxigena o sangue e purifica os nervos [3]. As práticas do Hatha Yoga - as limpezas e a massagem dos órgãos internos promovidos pelas posturas, dieta e jejum - mantêm a saúde de todo o corpo [1].
De acordo com o Gheranda Samhita (escritura clássica sobre Hatha Yoga) o hatha yoga é um caminho de 7 passos: purificação (kriya), fortalecimento (dridhata), estabilidade (sthirata), calma (dhirata), leveza (laguima), percepção correta (pratyakshatva) e libertação (nirliptata). A purificação adquire-se com a prática regular dos seis kriya. A força consegue-se com ásana; a estabilidade ou firmeza com mudra; calma com pratyahara; a leveza com pranayama; a percepção correta com dhyana; a libertação com samadhi. Os seis kriyas (shat karma) tem como objetivo eliminar as impurezas do corpo através de uma limpeza interna. Dhauti, Vasti (Basti), Neti, Lauliki (Nauli), Trataka e Kapalabhati são as seis kriyas. Uma certa estranheza pode surgir ao estudar essas técnicas de purificação (shodhana). A primeira técnica (Dhauti) se subdivide em outras oito técnicas e algumas são completamente impraticáveis atualmente. As técnicas de Vasti ou Basti parecem técnicas rudimentares de enemas. As kriyas que se tornaram populares e que são técnicas acessíveis são Neti, a Nauli, a Trataka e a Kapalabhati.
Lota |
Nauli |
A neti é uma limpeza do muco acumulado nas fossas nasais e pode ser feita utilizando uma lota (ou jala neti). Nauli é uma técnica de massagem abdominal que consiste em mover energicamente os intestinos e o estômago de um lado para o outro a fim de melhorar a digestão e a evacuação. Trataka é um exercício de concentração feito, mais comumente, utilizando a chama de uma vela. Segundo o Gheranda Samhita, o exercício consiste em olhar fixamente, sem pestanejar, qualquer objeto pequeno até que comecem a fluir lágrimas dos olhos. O objetivo é melhorar a visão. Kapalabhati é um exercício de respiração em que inspira-se suavemente pela narina esquerda e expira-se pela narina direita. Em seguida, inspira-se pela narina direita e expira-se pela narina esquerda.
Este Niyama (shaucha) versa, também, da maneira como nos nutrimos. Juntamente com a limpeza durante a preparação dos alimentos, é necessário que se observe a pureza dos meios pelos quais se adquire a comida. O alimento, a substância de apoio e consumidora de toda a vida, é considerado como uma fase de Brahman [3]. Os homens são as únicas criaturas que comem quando não estão com fome e geralmente vivem para comer ao invés de comer para viver [3]. Para o iogue, o aspecto externo mais importante da shaucha é a pureza da dieta. Isso ocorre porque a comida que ingerimos determina a vibração do nosso corpo e da nossa mente [2]. Ser ou não vegetariano é uma questão puramente pessoal, cada pessoa é influenciada pela tradição e hábitos do país em que nasceu e foi criado. Mas, com o tempo, é recomendado ao praticante de yoga uma dieta vegetariana, a fim de atingir atenção direta e evolução espiritual [3]. Comer uma dieta puramente vegetariana composta de grãos, vegetais e frutas, omitindo toda a carne, peixe e ovos, torna a mente mais leve e intuitiva [2], o caráter é moldado pelo tipo de alimento que ingerimos e pela forma como o comemos [3]. Uma dieta vegetariana facilita muito a prática da meditação, criando estados muito sutis de consciência prontamente atingível e perceptível. A dieta vegetariana é como a jóia de uma coroa para o iogue, pois incorpora as bases do ahimsa, asteya, aparigraha, shaucha e tapas e produz pureza e clareza da mente e do coração [2].
Tão importante quanto a limpeza física do corpo é a limpeza da mente de suas emoções perturbadoras como ódio, paixão, raiva, luxúria, ganância, ilusão, orgulho; e do intelecto (buddhi), os pensamentos impuros [2]. A impressão do objeto em que se pensa é deixado na mente. Isso é chamado de Samskara. Quando o ato é repetido com muita frequência, os Samskaras ganham força pela repetição, e a presença ou hábito é formado na mente. Quando karmas negativos, hábitos, ações, pensamentos, influências, associações e situações são retirados de nossas mentes e vidas, a consciência superior e os estados de evolução ocorrerão naturalmente. É a remoção de obstáculos que é a forma mais alta de shaucha pois permite que a luz divina nos alcance [2]. Da maneira como um homem pensa, ele se torna.
“Da pureza mental surge a pureza da natureza interior, a alegria, unidirecionalidade, controle dos sentidos e aptidão para a visão do eu.”
(Yoga Sutra 2:41)
Ao purificar a mente e o corpo, sattva (tranquilidade, paz, sabedoria) permeia o indivíduo [6]. Essa limpeza interna traz brilho, alegria e o sentimento de benevolência (saumanasya). Desta forma é possível eliminar o cansaço mental, o desânimo e a tristeza. A concentração nos chakras anahata (cardíaco) e ajna (terceiro olho) são um método muito eficaz para purificar a mente. Essa prática cultiva a qualidade da serenidade (sattva) [6]. Quando alguém é benevolente, vê apenas virtudes nos outros, não as falhas. O respeito que se mostra por virtudes do outro, faz com que ele se respeite também e o ajude a combater suas próprias tristezas e dificuldades.
Por último, mas não menos importante, não esquecer da limpeza do ambiente em que se vive. Manter o ambiente limpo e organizado, tanto o lar quanto o ambiente de trabalho, faz com que a energia possa circular e fluir. O ambiente deve ser examinado para verificar se ele não está mental e espiritualmente pesado, tóxico, conturbado. O mesmo vale para o emprego e as pessoas que estão associadas - negócios, vida social e familiar. Uma boa limpeza do ambiente começa abrindo as janelas e deixando o ar se renovar e a luz entrar. O uso de incensos, mantras e alguns cristais como a turmalina negra, a selenita, o quartzo transparente também limpam e purificam a energia dos ambientes.
Quando desenvolvemos pureza internamente e em nossos ambientes removemos qualquer obstáculo [7].
Para auxiliar na remoção dos obstáculos, mentais e físicos, que impedem a nossa purificação e evolução individual, podemos entoar o mantra do Ganesha:
"Om Gan Ganapataye Namaha"
Que todos os seres possam se purificar,
Namastê
ॐ
शौच
शौच
Referências:
[1] A Chakra and Kundalini Workbook, Swami Anadakapila Saraswati
[2] Om Yoga - It´s Theory and Practice, Swami Nirmalananda Giri
[3] Light on Yoga, BKS Iyengar
[4] Praise to pick your yoga practice, Meagan Mc Crary, 2013
[5] Understanding the Yoga Darshans, Yagacharya Ananda Balayogi Bhavanini
[6] Theories of the chakras, Hiroshi Motoyama
[7] Yoga Makaranda, Sri T. Krishnamacharya
[8] Gheranda Samhita
[8] Gheranda Samhita
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