O que significa Yoga?


“Yogaç cittavrttinirodhah [Sutra I, 2] 
“Yoga é o recolhimento dos meios de expressão da mente”

A palavra yoga deriva da palavra em sânscrito "yuj" cujo significado é unir, integrar. É uma filosofia que reconhece que mente, corpo e espírito interagem como um todo e que precisam ser unificados a fim de proporcionar uma vida de harmonia e equilíbrio. No nosso dia-a-dia, costumeiramente, vamos a academia para cuidarmos do nosso corpo; procuramos um psicólogo quando queremos cuidar da nossa mente; vamos à igreja/templo/terreiro quando queremos cuidar do nosso espírito. Nós separamos o nosso Eu. Desse particionamento vêm a necessidade de nos reintegrarmos, de nos reconhecermos como uma unidade onde corpo, mente e espírito não agem de maneira individual e sim de maneira integrada. Ao praticar yoga com regularidade é possível disciplinar o corpo e a mente, unificando o corpo, a mente e o espírito. Essa união pode conduzir a um estado de paz e quietude e pode aproximar você do seu verdadeiro íntimo. Este texto visa explicar, utilizando diferentes autores, o conceito de yoga.

        A yoga nasceu na Índia, há mais de 6000 anos atrás. Chegou no ocidente no início do século XV,  no Brasil na década de 1940,  e se popularizou como uma técnica para o desenvolvimento de qualidade de vida e bem estar. A palavra Yoga se refere ao conjunto de preceitos técnicos espirituais e é um nome genérico dado a diferentes caminhos indianos de unificação, ou de transformação dos sentidos (consciência, percepção). O termo yoga indica uma meta, que é realização da realidade transcendental. 

    Apesar de usarmos o nosso corpo para a execução de uma série de movimentos,  os ásanas,  yoga não é considerado uma atividade física.  Yoga também não é uma prática religiosa. Mas o que é yoga então? Yoga é um método de integração de nós mesmos. Como assim? A yoga entende o indivíduo como uma unidade entre corpo, mente e espírito. O dia-a-dia faz com que a gente perca essa percepção de unicidade, fazendo com que a gente trabalhe de maneira separada cada uma dessas partes.  A yoga vem para reintegrar. Enquanto mexemos nosso corpo, movimentamos também a nossa energia e acalmamos a nossa mente. Os asanas trabalham todo o nosso corpo, alongando, fortalecendo, melhorando nossa capacidade cardiorrespiratória e promovendo um melhor funcionamento de todos os órgãos internos. Estimula e desenvolve o equilíbrio e a percepção corporal. 

Então, yoga é sobre sentir: 
o seu corpo, a sua respiração e observar a sua mente. 

        De acordo com os Yoga Sutras de Patanjali, “Yoga é o recolhimento dos meios de expressão da mente”. Trata-se de cessar a identificação com os conteúdos (imaginação, sono, memória, evidência, inventividade) da psique. As impressões mentais negativas envenenam o psicológico e levam à irritabilidade, agressão, raiva, depressão não específica, preocupação, um medo infundado e um cansaço permanente. Isso afeta todas as interações na vida e reduz a habilidade de eficiência, criatividade e dinamismo em todos os níveis. O psiquiatra e psicoterapeuta Carl Jung corrobora com Patanjali e afirma que "(...) o objetivo [da yoga] é desprender, liberar definitivamente, a consciência de todas as amarras que a ligam ao indivíduo e ao sujeito. Como não se pode libertar o indivíduo daquilo que ele não está consciente, deve-se primeiramente aprender a conhecer o sujeito, o consciente. O método da yoga está voltado exclusivamente para a consciência e para a vontade consciente".

        Ainda de acordo com a filosofia hindu, as impressões mentais desassociam a nossa alma da nossa essência individual, nos afastando de uma unificação com o Todo. Dessa forma precisamos unir a alma, com a nossa essência individual (Jivatma), à Inteligência Suprema ou superalma (Paramatma). Segundo os hindus, a nossa alma é uma parte (fração ou uma expressão parcial) da superalma (Paramatma). Embora Jivatma e Paramatma sejam um só e indivisíveis, nossa alma encontra-se subjetivamente separada da Inteligência Suprema. Apenas depois de atravessar os ciclos evolutivos no universo manifestado (Samsara), poderá unir-se novamente ao Divino. Paramahansa Yogananda corrobora com a definição e versa que "(...) o objetivo do yoga é acalmar a mente, para que, sem distorções, essa [a mente] possa ouvir o conselho infalível da voz interior. A intuição, que é a guia da alma, surge com naturalidade quando a mente se acha calma. Ao treinar as partes do corpo, unifica-os com a totalidade do espírito, o método apropriado e perfeito para fundir corpo e mente, de modo que formem uma unidade inquestionável".

        Portanto, a yoga é um conjunto de conhecimentos e uma antiga ciência espiritual que proporciona meios diretos para acalmar a turbulência natural dos pensamentos e a agitação do corpo. A partir do autoconhecimento promovido pela prática regular da yoga, é possível libertar a mente de padrões e identificações que impedem o indivíduo de expressar a própria essência.  Yoga nos ajuda a desenvolver uma inteireza e uma integridade que então é projetada para fora, para as outras partes do Todo do qual fazemos parte. A unificação de alma com a superalma, o processo mental e a disciplina para que essa união aconteça, são chamados de Yoga.

        E, Segundo Paramahansa Yogananda, "Quem pratica uma técnica científica para a realização divina é um iogue. Ele se empenha num procedimento definido, passo a passo, que disciplina o corpo e a mente e gradualmente liberta a alma. Não aceitando razões emocionais nem crenças como certezas, pratica uma série de exercícios de eficácia rigorosamente comprovada, estabelecidos há milhares de anos”.

        Dentro da tradição hindu, 5 tipos de yoga se projetaram e ganharam um lugar proeminente: Raja, Hatha, Jnana, Bhakti e Karma. Essas formas foram criadas para atender aos diferentes temperamentos dos indivíduos. Os métodos não são iguais entre si, mas o objetivo é o mesmo: alcançar o autoconhecimento. 

  •  Raja Yoga é o método baseado nos Yogasutras de Patanjali, que segue uma linha de 8 passos para alcançar a realização: yamas, niyamas, asanas, pranayamas, dharana, dhiyana e samadhi. As duas primeiras são um conjunto de preceitos éticos que visam orientar o indivíduo. Os asanas se referem as práticas corporais, os pranayamas são os exercícios de respiração. Os últimos 3 aspectos são relacionados com a prática da meditação, se referem ao desenvolvimento da concentração e da internalização da mente.
  • Jnana ou Gnyana é conhecimento. A doutrina central dessa filosofia é de que tudo é um e pode ser conhecido. Deve-se pensar para alcançar o conhecimento. São 4 os preceitos do jnana: Viveka – discernimento; Vairagya – desapego; Shatsampatti – controle da mente; Mumukshatva – vontade de libertação.
  • Bhakti Yoga é o yoga devocional. É uma busca real e autêntica do Absoluto. Ela começa, continua e termina no amor ao deus. A devoção cresce pela apreciação da divindade. Esse tipo de yoga é praticado pelos Hare Krishnas, por exemplo. É uma prática meditativa e de recitação de mantras. 
  • Karma Yoga "A realização transcendental saudável não deve ser obtida somente pela meditativa retirada do mundo, mas também pela participação ativa da vida". É um sistema ético-moral, sem auxílio de doutrinas ou teorias, baseado apenas nas boas ações. Mahatma Gandhi praticava Karma Yoga.
  • Hatha Yoga é o mais comum e também pode ser chamado de "yoga da força", por ter um aspecto mais físico. As sílabas "Ha" e "Tha" significam, respectivamente, sol e lua, masculino e feminino, direita e esquerda e simbolizam as duas correntes de energia vital (Prana) que circulam no corpo sutil. As técnicas do Hatha Yoga são projetadas para capacitar o indivíduo a conseguir o controle pleno sobre o sistema nervoso autônomo e equilibrar as dualidades. O hatha iogue considera o corpo como sendo um instrumento para realizar a emancipação espiritual. Nesse sentido, os aspectos psicofísicos não são negligenciados, permitindo um conhecimento e compreensão dos fenômenos que pertencem a dimensão íntima da natureza e do corpo sutil, por exemplo: o Prana (força vital), os chakras (pontos focais da força vital no corpo sutil), a Kundalini. Fazem parte do método do Hatha Yoga as técnicas de Kundalini Yoga, Ashtanga Yoga, Vinyasa Yoga, Iyengar Yoga, Swásthya Yoga, entre outros.
        Esses 5 tipos de yoga não são excludentes entre si, ou seja, você pode praticar Hatha Yoga e Raja Yoga; ou Hatha Yoga e Bhakti Yoga; ou Hatha Yoga, Bhakti Yoga e Karma Yoga. Nesse sentido tem um ditado que versa "Três coisas são necessárias para um pássaro voar: as duas asas e a cauda, sendo esta [a cauda] o leme para a direção. Jnana Yoga é uma asa, Bhakti Yoga é a outra asa e Raja Yoga é a cauda que nos mantem em equilíbrio".

E o que significa yoga para mim?

        Yoga certamente é um estilo de vida! Não está restrito somente aos ásanas e às práticas realizadas  em sala de aula. Ao conhecer a ética universal que conduz a prática de yoga (os yamas e os niyamas) amplia-se a consciência humana, expandindo o entendimento de vida e de suas mais diversas manifestações, despertando o senso de responsabilidade individual. Essas transformações são profundas. Um olhar mais amoroso sobre tudo o que nos cerca surge, fazendo com que o respeito, na totalidade de significado, passe a guiar nossas ações.  As mudanças, que antes eram apenas centradas no nosso ser individual, são incorporadas nas nossas relações, no trabalho, na comunidade e no meio que vivemos. Dessa forma passamos a viver de acordo com a nossa essência e em conformidade com toda a vida presente no universo, nos dando uma sensação de paz e completude.

                            Que todos os seres possam ter paz,
Namastê!
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