O que significa Om?

O que significa o Om?


Om é a palavra de poder original, é uma representação da voz do criador durante a criação de todo o universo. É nele que todos os sons, mantras e palavras estão unidos; ele é tido como o primeiro som existente.

Na tradição do Yoga, Om é o mantra supremo, a mais sagrada das palavras sagradas.

Um mantra é uma série de sons verbais cujo efeito não reside em um significado intelectual atribuído, mas em uma potência sonora inerente que pode produzir um efeito específico, físico ou psicologicamente.

Sempre que entoamos a sílaba Om, alinhamos e vinculamos nossa consciência com a sua fonte universal. Em cada ser humano reside todos os poderes e processos do universo. No ser humano a característica mais elevada é a da fala. A fala é a projeção da consciência interior de quem fala, é a personificação objetiva do poder criativo essencial do ser humano e está imbuído de características individuais e universais da consciência de quem o exerce.

Entoar o Om unifica a mente e a concentra naturalmente.


Esta sílaba sagrada é soletrada como Om ou Aum, mas geralmente é escrita na forma ideogramática 🕉. Om também é considerado formado pelas três letras a, u e m, que representam o três estados: de vigília, sonho e sono sem sonhos, respectivamente; bem como os níveis físico, astral e causal de existência.

Em sânscrito, quando as letras a e u são combinadas, elas produzem o som de o. Portanto, ao entoar o Om, o som será semelhante ao da palavra "com", porém sem o "c". O Om deve ser entoado dando valor total ao O e ao M. Ou seja, Om deve ser entoado com tempo igual em ambas as letras.

A consciência infinita de Deus é inerente à sílaba Om. Quando o Om é repetido dentro da mente, em meditação, produz a consciência de Deus e nos associa a essa energia, restaurando a consciência da nossa natureza divina. O ambiente mais importante é o interior de nossa própria mente, os nossos pensamentos. Nosso pensamento dominante deve ser nossa entonação de Om.

Foi encontrado pela primeira vez nos escritos espirituais do hinduísmo; Om é usado por budistas e jainistas em seus rituais e meditação, e também passou para as religiões judaicas, cristãs e muçulmanas na forma de Amin (Amém), que é entoado no final de todas as orações.

Todas as coisas - o universo inteiro - são formados de energia vibrante. Esta energia cósmica possui a natureza dual de luz e som, sendo que ambos são essencialmente consciência. A totalidade dessa Consciência está contida e resumida na Palavra Divina, Om, conhecida como o Shabda Brahman, o "Deus do Som". Om é falado, mas está além da fala em sua essência porque é a fonte do discurso. Sua forma falada é a etapa final na objetivação do fluxo criativo primordial surgindo das profundezas do próprio Ser, esse "ponto de luz dentro da mente de Deus”, da qual emanou todo ser manifestado, tudo o que É. É o movimento original para fora do Centro Onipresente que ocorreu quando a Suprema Consciência desejou: “Eu sou Um; deixe-me tornar-me muitos.”

Vamos mantralizar o om!


Referência:
Om Yoga - Swami Nirmalananda Giri, 2006

Comentários

Postagens mais visitadas