Yoga é apropriação cultural?
Yoga é apropriação cultural?
Primeiro vamos entender o que é apropriação cultural. De maneira simplista, a Apropriação Cultural se caracteriza quando membros de uma cultura dominante incorporam elementos de outra cultura cujos integrantes sofreram opressão sistemática daquele mesmo grupo dominante.
Nós, brasileiros não temos relação de dominação com os indianos. A Índia foi colônia da Inglaterra até 1947. Então, se houvesse uma apropriação cultural, essa se daria quando os ingleses praticassem yoga. Mas não é esse o caso.
Não há apropriação cultural para a yoga.
Primeiro pela característica dos próprios mestres iogues de difundir a ciência da yoga para o mundo. Muitos mestres vieram para o ocidente para disseminar essa cultura, para compartilhar esses ensinamentos, com todos os povos. É um desejo deles essa universalização. Faz parte da filosofia essa característica de querer que todos possam desfrutar dos benefícios da prática. Desde Vivekananda no Parlamento das Religiões do Mundo, que aconteceu em Chicago em 1893, sendo considerado o precursor da yoga no ocidente, e pela contribuição de tantos outros mestres que vieram depois dele como a Indra Devi (que era Russa), Paramahamsa Yogananda, Krishnamurti, Iyengar entre outros.
Além disso, em 2014 a ONU estabeleceu o dia 21 de junho como o Dia Internacional da Yoga, reconhecendo a relevância da prática em todo o mundo, não apenas em território indiano. Desde 2016 a yoga é considerada como patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO. A UNESCO reconhece que essa prática e a filosofia a ela ligada "influenciou numerosos aspectos da sociedade, que abrangem desde a saúde e a medicina até a educação e as artes". E destacou ainda os benefícios relacionados a "unificação da mente, do corpo e da alma para melhorar o bem-estar mental, físico e espiritual das pessoas".
Então fique tranquilo. Pratique, busque conhecimento, aprenda sânscrito se assim você desejar, e tenha a mente em paz sabendo que os mestres se esforçaram muito, venceram batalhas, passaram dificuldades para que você possa praticar yoga hoje. E eles ficariam felizes e orgulhosos por saberem que a yoga chegou tão longe.
Que todos possam praticar yoga,
Namastê
ૐ
Comentários
Postar um comentário