Pum na aula de yoga

 

Vamos falar sobre o pum?

    Quem já soltou pum na aula de yoga levanta a mão! _o/

    A coisa mais natural que pode acontecer durante a prática de yoga são os gases. 

    Por que isso acontece?

💨Porque quando fazemos uma atividade aeróbica o processo digestivo é acelerado e isso pode contribuir para o aumento de gases;

💨Porque quando fazemos um exercício de força, comprimindo os músculos, o intestino grosso é apertado expelindo os gases;

💨Por causa da respiração. O excesso de ar fica preso no trato digestivo e é expelido em forma de gases.

    Portanto, gente, tá na hora de normalizar o pum. E ninguém está isento de soltá-los durante a prática! Vamos entender que é um processo natural e que está além da nossa possibilidade de segurar. Aliás, não segure, libere sempre! Segurar os gases podem causar problemas no cólon. Soltar pum faz bem, reduz o inchaço e a dor abdominal, e podem ser um indicativo sobre a sua saúde. Observe a frequência que você solta e o cheiro para você saber se está tudo bem com o seu corpo. Quem é intolerante a lactose ou celíaco sabe bem avaliar os gases. Você sabia que quem come carne vermelha em excesso tem gases mais fedidos quando comparados àqueles que tem uma dieta mais rica em alimentos integrais e fibras?

    Inclusive, você sabia que tem um asana específico para a liberação de gases?

Pawanmuktasana (postura da liberação do ar). Como o nome indica, ajuda a remover o excesso de ar presente no corpo. Neste caso, não nos referimos apenas aos gases gástricos e intestinais, mas também ao ar que fica retido nas articulações e podem causar rigidez e dores reumáticas. Esse asana  promove uma massagem nos órgãos abdominais, aumenta a circulação de sangue nos quadris e alivia a tensão no quadril e na lombar.  Ele também auxilia na eliminação do excesso de acidez do corpo. 

    

Outras coisas que são tabus e que podem acontecer durante a prática, são os gases vaginais, ereções, arrotos, roncos e muco no nariz. Não podemos esquecer que os asanas têm efeitos em todos os nossos órgãos. Durante a prática não estamos exercitando apenas a musculatura, estamos massageando nossos órgãos, estimulando nossas glândulas, equilibrando todo o nosso corpo físico. Além disso, os asanas tem um efeito calmante e relaxante. Ao liberarmos nossas tensões, nosso corpo vai responder de acordo com a naturalidade dele daquele dia. 

    

    Vamos apenas observar e, caso aconteça algum desses processos, não fique constrangido e não tente esconder para não se tencionar. Aproveite que você está relaxado e não dê tanta importância para o fato, são só processos do nosso corpo. Caso você se sinta muito constrangido, convido você a refletir um pouco a respeito com as seguintes perguntas:

  • O que me incomoda no meu corpo?
  • Eu tenho vergonha do meu corpo?
  • De onde vem esse tabu?
  • Como vai a minha alimentação?
Que todos os seres sejam livres,
Namastê 



Comentários

Postagens mais visitadas