Yoga é atividade física?

Yoga é atividade física?

            Muitas pessoas associam os asanas a exercícios físicos e a prática de yoga como atividade física. Isso é um mal entendido. A prática de yoga, bem como os asanas, diferem dos exercícios físicos principalmente pela motivação principal: a transformação interior. Os asanas da yoga não são exercícios e sim técnicas que colocam o corpo físico em posições que cultivam consciência, relaxamento, concentração e meditação [4]

            Asana significa um estado de ser em que se pode permanecer fisicamente e mentalmente estável, calmo, quieto e confortável. O objetivo da realização dos asanas é promover a saúde mental, espiritual e física. Os asanas influenciam, integram e harmonizam todos os níveis do ser: físico, mental, emocional, psíquico e espiritual [1;2;3;4]. São executados em pleno estado de presença e consciência, observando o movimento físico, a postura, o controle e sincronização da respiração, as sensações no corpo, o movimento do prana e apana ou/e orientando a atenção para uma parte do corpo ou a um chakra [4]. Implícito nesse conceito de presença consciente está a ideia de aceitação de qualquer pensamento que venha a surgir na mente. Pensamentos 'bons' ou 'maus' devem ser aceitos igualmente, sem julgamento. Afinal, os pensamentos são energia e, portanto, não são considerados nem bons nem maus [4].

        Para a execução dos asanas é necessário um local limpo e arejado, um tapete e determinação. Praticando-os desenvolve-se agilidade, equilíbrio, resistência e grande vitalidade [2;3]. Ao longo da prática regular desenvolve-se uma boa saúde física devido aos alongamentos e posições que massageiam internamento os órgãos e estimulam a circulação sanguínea. Os asanas são projetados para terem efeitos específicos nas glândulas e órgãos internos, alterando a atividade eletroquímica no sistema nervoso [1;2;3;4]. Então pode-se afirmar que os asanas são complementares aos exercícios físicos.
         
         
Os exercícios físicos desenvolvem apenas os músculos superficiais do corpo. A prática dos asanas são destinados para o desenvolvimento físico e espiritual [1]. As principais diferenças entre a prática de yoga e uma prática de atividade física qualquer, são as listadas a seguir: o objetivo da prática de yoga é a transformação interior; os movimentos são leves e lentos; a respiração é profunda e longa; desenvolve-se uma concentração aguçada; não há necessidade de equipamentos, locais ou itens específicos, a prática dos asanas pode ser feita sozinho, já que o próprio corpo fornece o instrumento necessário para a realização [2; 3].

            Portanto, complemente a sua atividade física com a prática regular da yoga. Cuide de maneira integral do seu templo (seu corpo) mas também da sua mente e seu espírito. 


Que todos os seres possam sentir os benefícios da prática de yoga,

Namastê


Referências:

[1]Kundalini Yoga: Sri Swami Sivananda. Índia, 1994.
[2]Light on Yoga: B K S Iyengar.
[3]Theories of the Chakras: Hiroshi Motoyama. Índia, 2008.
[4]Asana, Pranayama, Mudra, Bandha: Swami Satyananda Saraswati. Índia, 1996.


Comentários

Postagens mais visitadas