Pada Bandha



A estrutura essencial do pé pode ser representada por um triângulo. Os três pontos do triângulo são os lugares sobre os quais a estrutura do pé irá descansar na superfície de apoio: o calcanhar, a extremidade distal do primeiro metatarso (dedão) e a do quinto metatarso (mindinho). As linhas que ligam esses pontos representam os arcos - três linhas de levantamento por meio das quais é possível sustentar a postura: o arco longitudinal medial, o arco longitudinal lateral e o arco transverso (metatarso). Os arcos dos pés participam e se relacionam com a sustentação do assoalho pélvico, porção inferior do abdome, caixa torácica, parte cervical da coluna vertebral e topo da cabeça.  


Quando as solas dos pés tocam o chão e o peso do corpo é distribuído uniformemente no triângulo formado pelo dedão do pé, mindinho e calcanhar, chamamos de Pada Bandha. Esse bandha conecta o corpo do iogue com a terra, através dos pés, fornecendo uma sensação de centralidade, estabilidade e equilíbrio na prática de yoga. Um "enraizamento". 

Na imagem à esquerda é possível observar a base de apoio formada nos asanas em que fica-se na ponta dos pés. Nesse caso, o peso do corpo é equilibrado sobre as bolas dos pés.

Os asanas executados em pé formam uma poderosa base para a prática geral dos asanas. A partir destes asanas, o indivíduo começa a perceber como uma base estável cria um suporte através das pernas, pelve, coluna, braços e cabeça. Para manter essa estabilidade a fundação deve ser resistente, e inicia com a ativação do Pada Bandha. A prática das posturas em pé restauram a vitalidade, força e adaptabilidade dos pés. 


Não podemos deixar de lembrar que não é possível construir algo duradouro em cima de uma base instável! 

A leveza do Ser depende de uma boa base, uma fundação adequada, que permita uma movimentação - na prática de yoga e na vida - 
com uma maior facilidade e alegria.

Vamos dar mais atenção aos nossos pés e trazer a consciência da pada bandha em nossas práticas! 



Que todos os seres possam encontrar a paz,

Namastê! 

Referências: 
"Anatomia da Yoga", Leslie Kaminoff e Amy Matthews. 2°ed Manole SP, 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas